Iniciativas

Modelagem de Cidades Humanas, Inteligentes,  Criativas e Sustentáveis

”Uma Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável (CHICS) é aquela que faz uma gestão integrada, integral, sistêmica e transversal de suas cinco camadas: as pessoas; o subsolo; o solo; a infraestrutura tecnológica; e as plataformas: Internet das coisas, Inteligência Artificial e Blockchain, construindo uma cidade boa para viver, para estudar, para trabalhar, para investir e para visitar, de forma sustentável, criativa e com alta qualidade de vida.” (IBRACHICS, 2018)

 

Para que isso tudo se torne possível, o IBRACHICS desenvolveu um Plano Mestre de CHICS, que define em cada cidade a sua estratégia de curto, médio e longo prazos, e para operacionalizar esse Plano Mestre, desenvolvemos uma metodologia chamada E2i (Governança Empreendedora, Inteligente e Inovadora), que organiza a gestão e prepara para o salto no futuro.

Núcleo de Estudos e Pesquisas

O IBRACHICS tem um Núcleo de Estudos e Pesquisas registrado no CNPq com a coordenação de 16 Doutores e Pós Doutores das principais universidades brasileiras e a participação de pesquisadores em nível de graduação, pós graduação e mestrado que trabalham em projetos de pesquisa nos mais diversos temas que permeiam as cidades inteligentes.

Rede de Conexão: Pessoas + Setor Público + Setor Privado + Universidades

A Rede Brasileira de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (REDE CHICS) foi criada no ano de 2013, no âmbito da Frente Nacional de Prefeitos – que congrega as 420 maiores cidades brasileiras – e naquela época reunia somente secretários e dirigentes municipais de ciência, tecnologia e inovação, bem como secretários municipais de desenvolvimento econômico.

 

No ano de 2016, constituímos a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS), no Congresso Nacional, e estamos discutindo, desde então, os avanços necessários em termos de legislação, para que se possa facilitar o desenvolvimento das cidades como CHICS.

 

Em 2017, após um forte crescimento nacional e com a entrada de pesquisadores das principais universidades brasileiras, bem como de entidades da sociedade civil, foi criado o Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS) que atualmente é a instituição que abriga a REDE CHICS.

 

Fazemos parte do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e temos atuado também junto ao Governo Federal, nas políticas nacionais para o desenvolvimento de cidades humanas, inteligentes, criativas e sustentáveis. Hoje já somos mais de 400 filiados em todo o Brasil.

EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS DO IBRACHICS NO BRASIL

●     Desenvolvimento de aplicativo multisserviços para cidades, em parceria com a Uppersoft.

●     Elaboração de Plano de Cidade Inteligente para o SEBRAE-AL em convênio daquela instituição com a prefeitura de Maceió.

●     Estratégias preliminares para o desenvolvimento do projeto de Cidade Inteligente no Município de Vitoria, ES, por meio da gestão de nosso presidente na Companhia de Desenvolvimento de Vitória.

●     Elaboração de Indicadores Brasileiros para Cidades Inteligentes.

●     Elaboração do documento Brasil 2030 - Cidades Inteligentes e Humanas.

●     Apoio no Plano Estratégico da Cidade Inteligente de Campinas, por meio de Carlos Alberto dos Santos Passos – Secretário Municipal e Diretor do IBRACHICS.

●     Apoio no Plano Diretor de Tecnologias para Cidades Inteligentes de Juazeiro do Norte, por meio de Michel de Araujo – Secretário Municipal e Diretor do IBRACHICS.

●     Apoio no Projeto Cidade Inteligente “Join.Valle”, em Joinville, por meio de Danilo Conti - Secretário Municipal e Diretor do IBRACHICS.

●     Participante do Plano Nacional de IoT para Cidades Inteligentes do MCTI/BNDES.

●     Membro do Conselho da Câmara de Cidades 4.0 (2020), do MCTI.

●     Membro do Grupo de Trabalho da Carta das Cidades Inteligentes (2020) do Ministério do Desenvolvimento Regional.

●     Responsáveis pela criação da Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas, coordenada pelo Deputado Vitor Lippi, PSDB SP.

●     Responsáveis pela estruturação e implantação inicial do Projeto do Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes do INMETRO/ABDI, por meio de nosso diretor Carlos Frees.

●     Agente de apoio nas definições estratégicas para a organização de projeto de CHICS para as cidades: São José do Rio Preto/SP, - Santo Ângelo /RS, Ijuí/RS, Passo Fundo/ RS, por meio de nosso diretor Carlos Frees.

●     Projeto de Certificação como Cidade Inteligente para Brasília, DF, em Parceria com CODESE - Conselho de Desenvolvimento Estratégico e Sustentável do DF.

●     Membros do Grupo CEE 268 da ABNT que definiu as normas NBR ISO 37120, 37122 e 37123.

●     Programa de Transformação Inteligente de Brumadinho e Região, apresentado ao Governo do Estado de Minas Gerais.