Nosso Propósito

Organizar, treinar e desenvolver as cidades para que se tornem CHICS.

Com a implantação de metodologias próprias e exclusivas - como E2i, DTIS-CHICS e Plano Mestre de CHICS - aceleramos o desenvolvimento das cidades para sua adaptação aos desafios do século XXI, ajudando na melhora da qualidade de vida.

Nossa Atuação

O IBRACHICS é o principal polo de pesquisas e desenvolvimento de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis da América Latina.

 

Com uma equipe de profissionais reconhecidos internacionalmente, atua nas cidades de maneira multissetorial integrada, com foco simultâneo nas suas cinco camadas: 

 

  • Pessoas: educação, letramento digital e treinamentos.

  • Subsolo: galerias técnicas, sensorização.

  • Solo: urbanismo, mobilidade, construções sustentáveis.

  • Infraestrutura Tecnológica: iluminação pública inteligente, fibra ótica, centro de operações da cidade.

  • Governança: empreendedora, inteligente e inovadora, com apoio de Plataformas Inteligentes de Gestão da Cidade. 

 

É um modelo completo, com início, meio e fim. É um modelo escalável que vai sendo feito passo a passo com as prefeituras, respeitando sua capacidade financeira.

Nosso conhecimento vem do acúmulo de décadas de experiências teóricas e práticas de nossos especialistas, que atuam em cidades espalhadas pelo Brasil e pelo exterior, com reconhecimento internacional. Esse é o time que nos orienta:

André Gomyde é o presidente do IBRACHICS. É Conselheiro no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e Conselheiro no Comitê de Remuneração no Conselho de Administração do Banco de Brasília. Foi executivo de grandes empresas multinacionais e dirigente em empresas públicas. É autor e co-autor de 05 livros especializados em desenvolvimento de cidades e palestrante internacional.

Cristovam Buarque é conhecido em todo o mundo como o homem da educação e do meio ambiente. É conselheiro da ONU e foi Ministro de Estado da Educação, Senador da República e Governador do Distrito Federal. É escritor com dezenas de livros publicados e palestrante internacional.

Doria Porto é presidente do Conselho de Administração do IBRACHICS. Foi dirigente no setor público nas esferas federal, estadual e municipal e também dirigente em organismo internacional e na Federação das Indústrias do ES. Foi o idealizador e coordenador geral do Projeto Terra, premiado pela ONU-Habitat com o prêmio melhores práticas, em todo o mundo. É o coordenador geral das metodologias do IBRACHICS.

Clóvis de Barros Filho é filósofo na Universidade de São Paulo (USP), tem dezenas de livros publicados e é um dos principais palestrantes da atualidade, com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais.

Graham Colclough é considerado um dos principais especialistas em cidades inteligentes em todo o mundo e atua na UrbanDNA. Foi executivo da gigante Shell e da Capgemini. Atua como consultor da Comissão Europeia e faz palestras ao redor do mundo sobre o tema do desenvolvimento de cidades inteligentes.

Ana Carla Fonseca é a principal especialista brasileira em economia criativa. Premiada com seus brilhantes trabalhos, foi nominada pelo jornal El País como uma dos oito brasileiros que encantam o mundo. Foi a idealizadora e realizadora do Projeto de Economia Criativa do Vale do Ribeira, o primeiro do Brasil, que ganhou o Prêmio Governo do Estado de São Paulo.

Felipe Chibás Ortiz é o representante da UNESCO na América Latina e Caribe para as Cidades MIL (Media and Information Literacy). Professor Ph.D da CEACOM-USP é um dos principais especialistas do Brasil em marketing digital. É palestrante internacional.

Raquel Blumenschein é Ph.D. em desenvolvimento sustentável, M.Sc. em Building Economics and Management pela University College London e M.Sc. em Spirituality and Ecology pela Schumacher College. É diretora do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído da UnB e Diretora do Núcleo de Estudos e Pesquisas do IBRACHICS.

Sérgio Kofuji é coordenador do Grupo de Computação Distribuída e de Alto Desempenho do CNPq. É professor da New York University e do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos da USP. É Ph.D. em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo e palestrante internacional.

Nosso conhecimento

Nossos Dirigentes

André Gomyde

Beto Péres
Cristiane Pereira
Doria Porto

Edita Dabašinskienė
Eduardo Pretoni
Hideraldo Almeida
Júlio Pompeu
Madalena Nepomuceno
Marcos Martinelli
Margarida Campolargo
Michelle Barreto

diretoria_07.jpeg
diretoria_01.jpeg
diretoria_11.jpeg
diretoria_13.jpeg
diretoria_06.jpeg
diretoria_04.jpeg
diretoria_10.jpeg
diretoria_09.jpeg
diretoria_03.jpeg
diretoria_05.jpeg
diretoria_12.jpeg