Nosso Propósito

Organizar, treinar e desenvolver as cidades para que se tornem CHICS.

Com a implantação de metodologias próprias e exclusivas - como E2i, DTIS-CHICS e Plano Mestre de CHICS - aceleramos o desenvolvimento das cidades para sua adaptação aos desafios do século XXI, ajudando na melhora da qualidade de vida.

Nossa Atuação

O IBRACHICS é o principal polo de pesquisas e desenvolvimento de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis da América Latina.

 

Com uma equipe de profissionais reconhecidos internacionalmente, atua nas cidades de maneira multissetorial integrada, com foco simultâneo nas suas cinco camadas: 

 

  • Pessoas: educação, letramento digital e treinamentos.

  • Subsolo: galerias técnicas, sensorização.

  • Solo: urbanismo, mobilidade, construções sustentáveis.

  • Infraestrutura Tecnológica: iluminação pública inteligente, fibra ótica, centro de operações da cidade.

  • Governança: empreendedora, inteligente e inovadora, com apoio de Plataformas Inteligentes de Gestão da Cidade. 

 

É um modelo completo, com início, meio e fim. É um modelo escalável que vai sendo feito passo a passo com as prefeituras, respeitando sua capacidade financeira.

Nosso conhecimento vem do acúmulo de décadas de experiências teóricas e práticas de nossos especialistas, que atuam em cidades espalhadas pelo Brasil e pelo exterior, com reconhecimento internacional. Esse é o time que nos orienta:

André Gomyde é o presidente do IBRACHICS. É Conselheiro no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e Conselheiro no Comitê de Remuneração no Conselho de Administração do Banco de Brasília. Foi executivo de grandes empresas multinacionais e dirigente em empresas públicas. É autor e co-autor de 05 livros especializados em desenvolvimento de cidades e palestrante internacional.

Cristovam Buarque é conhecido em todo o mundo como o homem da educação e do meio ambiente. É conselheiro da ONU e foi Ministro de Estado da Educação, Senador da República e Governador do Distrito Federal. É escritor com dezenas de livros publicados e palestrante internacional.

Doria Porto é presidente do Conselho de Administração do IBRACHICS. Foi dirigente no setor público nas esferas federal, estadual e municipal e também dirigente em organismo internacional e na Federação das Indústrias do ES. Foi o idealizador e coordenador geral do Projeto Terra, premiado pela ONU-Habitat com o prêmio melhores práticas, em todo o mundo. É o coordenador geral das metodologias do IBRACHICS.

Clóvis de Barros Filho é filósofo na Universidade de São Paulo (USP), tem dezenas de livros publicados e é um dos principais palestrantes da atualidade, com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais.

Graham Colclough é considerado um dos principais especialistas em cidades inteligentes em todo o mundo e atua na UrbanDNA. Foi executivo da gigante Shell e da Capgemini. Atua como consultor da Comissão Europeia e faz palestras ao redor do mundo sobre o tema do desenvolvimento de cidades inteligentes.

Ana Carla Fonseca é a principal especialista brasileira em economia criativa. Premiada com seus brilhantes trabalhos, foi nominada pelo jornal El País como uma dos oito brasileiros que encantam o mundo. Foi a idealizadora e realizadora do Projeto de Economia Criativa do Vale do Ribeira, o primeiro do Brasil, que ganhou o Prêmio Governo do Estado de São Paulo.

Felipe Chibás Ortiz é o representante da UNESCO na América Latina e Caribe para as Cidades MIL (Media and Information Literacy). Professor Ph.D da CEACOM-USP é um dos principais especialistas do Brasil em marketing digital. É palestrante internacional.

Raquel Blumenschein é Ph.D. em desenvolvimento sustentável, M.Sc. em Building Economics and Management pela University College London e M.Sc. em Spirituality and Ecology pela Schumacher College. É diretora do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído da UnB e Diretora do Núcleo de Estudos e Pesquisas do IBRACHICS.

Sérgio Kofuji é coordenador do Grupo de Computação Distribuída e de Alto Desempenho do CNPq. É professor da New York University e do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos da USP. É Ph.D. em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo e palestrante internacional.

Nosso conhecimento

Nossos Dirigentes

André Gomyde

Beto Péres
Cristiane Pereira
Doria Porto
Eduardo Pretoni
Hideraldo Almeida
Júlio Pompeu
Madalena Nepomuceno
Marcos Martinelli
Margarida Campolargo
Michelle Barreto

diretoria_07.jpeg
diretoria_06.jpeg
diretoria_10.jpeg
diretoria_11.jpeg
diretoria_03.jpeg
diretoria_05.jpeg
diretoria_09.jpeg
diretoria_01.jpeg
diretoria_04.jpeg
diretoria_12.jpeg